Coletivo realiza curso de formação em Brasília nos dias 30 de abril e 1 de maio. Site também transmitirá as aulas ao vivo.

A partir das discussões sobre o novo marco regulatórios das comunicações no país, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social inicia um processo de formação de seus associados e demais interessados sobre o tema. O curso será realizado no dia 30 de abril e 1 de maio em Brasília. A proposta é discutir a necessidade de regulação pelo Estado, as políticas públicas para o setor, as experiências internacionais e os desafios para uma nova legislação no país. O curso também será transmitido ao vivo pela internet no site www.intervozes.org.br. Para participar presencialmente, os interessados devem fazer sua inscrição pelo e-mail cursos@intervozes.org.br e contribuir com R$30,00 para colaborar com o custeio do curso. As vagas serão limitadas devido a capacidade do auditório.

Programação

Sábado, 30/04, 9h30
Estado, políticas públicas e regulação
Ementa:Principais teorias e concepções de Estado. Formas, funções e estratégias de atuação do Estado (regulamentação, incentivos, controle e exploração diretas, gestão de direitos de propriedade, investimentos, isenções e incentivos fiscais etc..). Transição do Estado de bem estar para Estado na fase atual do capitalismo. Especificidades e evolução recente do Estado e brasileiro.
Facilitador: Gustavo Gindre
Sábado, 30/04, 14h30
Por que regular as comunicações
Ementa: Características econômicas, culturais, políticas e sociais das comunicações. Mudanças recentes e convergência de mídias. Por que regular os serviços de comunicação. Por que regular a concorrência e a propriedade dos agentes econômicos, bem como sua cadeia produtiva. Por que regular a infra-estrutura. Por que regular o conteúdo. Porque regular as camadas lógicas do trânsito de informação. Por que reformar as regulações em um cenário de convergência.
Facilitador: Professor Murilo César Ramos
Domingo, 01/05, 9h30
Experiências internacionais de regulação
Ementa: os modelos internacionais de regulação. A experiência dos EUA. A experiência do Reino Unido. A experiência da França. A experiência da Argentina. Reformas liberalizantes nos EUA e na Europa. Reformas progressistas na América Latina..
Facilitadores: João Brant e Sivaldo Pereira
Domingo, 01/05, 14h30
O sistema de mídia brasileiro e os desafios para o novo marco regulatório
Ementa: A evolução. O cipoal regulatório da Constituição e das leis específicas. O trusteeship model da radiodifusão e digitalização. As telecoms pós-privatização e o desafio da banda larga. A heterogeneidade regulatória da TV por assinatura. Cinema e audiovisual. As iniciativas recentes de regulação da Internet.
Facilitador: Jonas Valente e Carolina Ribeiro

Outras informações no telefone (61) 3341-3637.