31
jul-2012

Referência na luta pela democratização da comunicação, Valério Brittos falece aos 48 anos

Notícias   /   Tags:

Referência acadêmica na luta pela democratização da comunicação, o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, Valério Brittos, faleceu na madrugada desta sexta-feira (27), aos 48 anos. Diagnosticado com um edema cerebral benigno há três meses, Brittos submeteu-se a sessões de radioterapia e, apesar de responder bem ao tratamento, teve baixa na imunidade e foi acometido por uma forte pneumonia, identificada há uma semana.

Formado em Jornalismo e Direito, mestre em Comunicação Social e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas, o gaúcho – natural de Pelotas – produziu diversos artigos e textos relacionados aos estudos da comunicação social no Brasil e à democratização do setor. Os campos da TV digital e da convergência midiática também eram objetos de pesquisa de Brittos.

Colaborador assíduo do Observatório da Imprensa, com publicações frequentes no portal, Brittos afirmou em diversas oportunidades a importância e a urgência em criar um novo marco regulatório para as comunicações no país. Ele defendia que a legislação do setor era defasada não apenas no aspecto tecnológico, mas também do ponto de vista político, econômico e cultural.

Segundo o professor, a pluralidade e a participação social na comunicação são fatores fundamentais para a consolidação de uma sociedade democrática. Britto também criticava a inércia do governo em promover as mudanças necessárias no setor: para ele, a consulta pública pelo novo marco regulatório esbarra na falta de vontade política e na hesitação em enfrentar os oligopólios midiáticos.

O movimento social e as entidades que se empenham na luta pela democratização da comunicação recebem com pesar a notícia de seu falecimento. Além de um lutador social na academia brasileira, Britto era conhecido por ser um entusiasta do debate, do diálogo com a sociedade civil e da construção de uma comunicação e de uma sociedade plurais e democráticas.

Da redação, com informações do Portal3 e do Jornal Unisinos Online

0

0

 likes / 0 Comments
Share this post:

comment this post


Click on form to scroll