26
abr-2012

Conselho Curador da EBC aprova Manual de Jornalismo

 O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação aprovou hoje (25), por unanimidade, o primeiro Manual de Jornalismo da EBC. O documento, que será usado por todos os veículos que compõem a EBC, traz os princípios e valores da empresa, além de orientações gerais para o trabalho diário de seus profissionais.

“Ao mesmo tempo em que é uma regra interna, o manual é uma carta de compromisso da empresa para com a sociedade”, explicou o diretor-presidente da EBC, Nelson Breve. Construído com a participação dos jornalistas da empresa, o manual teve também contribuições de profissionais de outros veículos. Houve ainda uma ampla pesquisa sobre manuais de jornalismo de outras empresas de comunicação pública no mundo.

Para a presidente do Conselho Curador, Ana Luiza Fleck, o envolvimento dos funcionários na elaboração do documento foi um ponto muito positivo do processo. “O manual era quase uma demanda dos funcionários", disse ela. Ana Luiza lembrou que, quando o conselho aprovou a feitura do manual, uma das exigências foi no sentido de que ele fosse democraticamente elaborado pelos diversos setores da empresa. "E a participação de todos os jornalistas foi muito interessante, consistente e relevante.”

A ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, que também integra o Conselho Curador, afirmou que a aprovação do Manual de Jornalismo veio no momento certo, já que, quatro anos depois da criação da EBC, ele não se baseia em “teorias”, mas nas rotinas produtivas das redações da empresa. “Ele nasce na hora adequada, na medida em que é um produto amadurecido no dia a dia”, disse a ministra.

O Conselho Curador fez algumas considerações e sugestões a pontos específicos do texto, que ainda serão incorporadas ao manual. No entanto, com a aprovação do colegiado, hoje, o documento já está em vigor. Segundo Nelson Breve, o manual será lançado oficialmente pela EBC nos próximos meses.

0

0

 likes / 0 Comments
Share this post:

comment this post


Click on form to scroll