23
dez-2009

EBC inicia implantação do Operador de Rede Pública em 2010

Curtas   /  

Reproduzido da Federanção Nacional dos Jornalistas

Com financiamento do BNDES, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) projeta para 2010 o início da implantação do Operador de Rede Digital Pública. A empresa realizará consulta pública sobre o edital de licitação do projeto, que foi apresentado num workshop realizado no Rio de janeiro no dia 10 de dezembro e deverá ser viabilizado por intermédio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

O Operador de Rede Digital Pública será uma plantaforma de transmissões em sistema digital disponibilizada a todas as emissoras públicas e estatais federais. Com isso, estarão dadas as condições operacionais para a Rede Nacional de Comunicação Pública, prevista na lei que criou a EBC.

A plataforma será disponibilizada para as transmissões digitais das TVs legislativas (Câmara e Senado), do Poder Executivo (NBR), do Judiciário (TV Justiça), da TV Brasil), da própria EBC e de novas redes estatais previstas pelo decreto da TV Digital: Canal da Educação (MEC), Canal da Cultura (Minc) e Rede da Cidadania (canais que serão geridos pelo Ministério das Comunicações). Televisões estaduais, como as educativas, também poderão optar por integrar a plataforma, barateando custos e acelerando a migração para a nova tecnologia.

Com financiamento do BNDES, deve ser constituída uma Parceria Público-Privada (PPP), com escolha da empresa parceira por intermédio de licitação prevista para 2010. Uma consulta pública sobre o edital será veiculada na internet pela EBC, que já realizou uma primeira consulta, em fevereiro deste ano, sobre aspectos técnicos do projeto elaborado pelo professor Gunnar Benedicks Júnior, do Instituto Mackenzie de São Paulo.

0

0

 likes / 0 Comments
Share this post:

comment this post


Click on form to scroll