30
jun-2009

Aumentar acesso à banda larga resulta em alta do PIB, diz Bird

Curtas   /  

Reproduzido do Portal Telesíntese

Facilitar o acesso a serviços móveis de internet e telefonia permite o desenvolvimento em todos os níveis da economia e da sociedade, afirma relatório do Banco Mundial. Segundo o documento do Bird, cada aumento de dez pontos percentuais nas conexões de internet de banda larga de um país corresponde a um crescimento adicional de 1,3 ponto percentual no Produto Interno Bruto (PIB).

"O acesso à banda larga completa o fundamento em termos de informação para uma economia moderna e deve ser prioridade nos planos de desenvolvimento nacionais" afirmou a vice-presidente do Banco Mundial para Desenvolvimento Sustentável, Katherine Sierra.

O estudo mostra como a mobilidade do acesso à informação já é uma realidade em muitos países e como os emergentes, em especial, terão um papel no futuro desse processo.  De acordo com o Banco Mundial, "praticamente todos os novos consumidores de tecnologias móveis virão dos países em desenvolvimento".

O documento diz que, entre 2000 e 2007, a velocidade de acesso per capita à internet na América Latina pulou de 8 bps para 1.250 bps. O relatório elogia iniciativas de governos como o do Brasil, Gana e Índia, que oferecem serviços online e assim se tornam "mais eficientes, transparentes e dinâmicos". (Da redação, com agências internacionais)

0

0

 likes / 0 Comments
Share this post:

comment this post


Click on form to scroll