30
abr-2008

Anatel e teles móveis assinam contratos para prestação de serviços 3G

Curtas   /  

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as prestadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP) assinaram ontem (29), na Sede da Agência, em Brasília, os Termos de Autorização que permitirão a implementação dos serviços de terceira geração (3G).

Com a assinatura dos contratos, as operadoras deverão oferecer acesso a banda larga sem fio a mais 3.800 municípios do prazo de oito anos. Também ficam obrigadas a levar, em até dois anos, a telefonia móvel a 1.836 municípios atualmente sem cobertura, possibilitando que mais 17 milhões de pessoas tenham acesso a esse serviço.

De acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel, em dois anos, todas as capitais dos estados, o Distrito Federal e as cidades com mais de 500 mil habitantes contarão com os serviços de 3G. Ao fim de quatro anos, todos os municípios com mais de 200 mil habitantes deverão estar cobertos pela banda larga sem fio. Passados cinco anos, 50% dos municípios com população entre 30 mil e 100 mil habitantes deverão ter o serviço à disposição.

Também em cinco anos, 100% dos municípios com mais de 100 mil habitantes deverão estar aptos a utilizar esses serviços. Ao fim do oitavo ano, pelo menos 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes terão acesso a essa tecnologia. As prestadoras obtiveram o direito de explorar os serviços de 3G em licitação, realizada pela Anatel em dezembro de 2007. No total, as empresas ofereceram R$ 5,3 bilhões pelos 36 lotes colocados em disputa. As licenças de exploração do serviço terão prazo de 15 anos, renováveis uma vez por igual período.

0

0

 likes / 0 Comments
Share this post:

comment this post


Click on form to scroll