03
abr-2008

Lula deve comparecer à abertura do fisl9.0

Notícias   /   Tags:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá comparecer à solenidade de abertura do 9º Fórum Internacional Software Livre (fisl9.0), no dia 17 de abril, em Porto Alegre (RS).

A manifestação dele foi feita para a Coordenação da Associação Software Livre.Org (ASL), que nesta terça-feira (02/04),  através de audiência, no Palácio do Planalto, oficializou o convite para Lula fazer a abertura do evento.

Segundo o presidente, o Assessor Especial, César Alvarez, ficará encarregado de estabelecer uma agenda de compromissos no Sul do País, para que ele possa se deslocar para Porto Alegre e, desta forma,  participar da abertura do fisl9.0, considerado o maior evento Open Source da América Latina.

Ações/reação

A audiência contou com a presença das principais autoridades do governo identificadas com o Movimento do Software Livre. Entre eles, a vice-presidente de TI da Caixa Econômica Federal, Clarice Copetti, o presidente do Serpro, Marcos Mazoni; o vice-presidente de TI e Logística do Banco do Brasil, José Salinas, o diretor da Cobra Tecnologia, Sérgio Rosa, e o presidente do ITI, Renato Martini.

Alguns chegaram a expor as ações que o governo vem implementando em software livre nas áreas de Educação, Segurança Bancária, Inclusão Digital e Cultura. O presidente, segundo um participante da audiência, se mostrou entusiasmado com as iniciativas.

Há muito tempo que as autoridades identificadas com o Movimento do Software Livre não se uniam com o presidente para defender àquela que já chegou a ser uma "política de governo". Com a entrada de novos personagens na gestão, há uma forte expectativa de que o movimento se revigore, depois de passar os últimos anos retraído, especialmente, após a saída de Sérgio Amadeu. da presidência do ITI.

fisl9.0

Este ano no maior evento de Software Livre na América Latina, entre os dias 17 a 19 de abril – serão realizados workshops, palestras, mini-cursos e mostra de negócios. O local também conta com espaço para Grupos de Usuários e Arena de Programação (evento semelhante ao desafio de matemática), voltado para a competição entre desenvolvedores para a resolução de problemas em software. A grade de programação e informações adicionais sobre o 9º Fórum Internacional de Software Livre pode ser acessado no endereço : http://fisl.softwarelivre.org/9.0/www/programa.

Estiveram presentes ainda na Audiência, no Palácio do Planalto, os Coordenadores da Associação Software Livre.org, Sady Jacques, Gustavo Pacheco, Ricardo Fritsch e Mario Teza. Também participaram do encontro, o secretário-substituto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Rodrigo Ortiz Assunção e o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação da Previdência Social (Dataprev), Lino Roque Camargo Kieling.

A reunião também teve a participação do Chefe de Gabinete Adjunto de Agenda do Gabinete Pessoal do Presidente da República e coordenador do Programa Brasileiro de Inclusão Digital, Cezar Alvarez, de José Aquino, da Assessoria Especial da Presidência da República e de Denise Direito, do ITI.

0

0

 likes / 0 Comments
Share this post:

comment this post


Click on form to scroll