26
fev-2007

Brasil X Japão: impasse na TV digital

Notícias   /   Tags:

Brasileiros e japoneses enfrentam um impasse quanto ao cronograma de reuniões sobre a TV digital. A questão mais grave refere-se à viagem de um grupo de 13 brasileiros, entre representantes da indústria, emissoras e governo, para o Japão no próximo dia 3 de março. A programação original incluía a visita a emissoras de televisão, centros de pesquisa e indústrias japonesas envolvidas na fabricação de sistemas para a TV digital. Há poucos dias, no entanto, os japoneses informaram que não será possível visitar as fábricas, sob o pretexto de segredos industriais. A decisão causou mal estar entre os brasileiros e parte do grupo defende o cancelamento da viagem. “Não há porque ir até lá se não poderemos visitar as indústrias”, diz o diretor operacional da RF Telavo, Jakson Sosa, um dos 13 integrantes da comitiva brasileira.

Ele pondera que a imposição do Japão pode criar uma zona de atrito nas negociações e defende uma rediscussão do acordo de cooperação tecnológica firmado com o governo japonês. Uma das propostas é de que a troca de experiências e cooperação se dê entre centros de pesquisas japoneses e brasileiros, já que os asiáticos resistem às conversas diretas entre as indústrias.

O acordo assinado no ano passado entre os dois governos – que selou a escolha do Brasil pelo padrão japonês ISDB – não é claro sobre os termos da cooperação tecnológica. “O texto apenas encoraja a cooperação, mas não diz como ela deve ser feita”, esclarece Sosa.

Outros dois eventos também não encontraram consenso entre as partes. Os japoneses marcaram para 27 e 28 de março um workshop no Japão sobre TV digital. Os brasileiros querem adiar o encontro, para que ele aconteça depois do maior evento mundial da indústria de televisão, a NAB2007, que vai de 14 a 19 de abril, em Las Vegas. Com isso, seria adiada também a Segunda Plenária Brasil-Japão de TV Digital, que os japoneses marcaram justamente para 13 e 14 de abril, coincidindo com a NAB2007. O evento, organizado pela National Association of Broadcasters, é a maior feira mundial de mídia eletrônica e terá na TV digital um de seus focos, assim como a convergência tecnológica.

 

 

0

0

 likes / 0 Comments
Share this post:

comment this post


Click on form to scroll